Empadão de Frango com Queijo Cremoso

Médio 1 hora e 30 minutos 12 Porções

Ingredientes

Recheio:
1 embalagem de 200ml de leite de coco Sococo
2 peitos pequenos de frango
2 cebolas pequenas picadas
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha verde picada
50g de manteiga
½ xícara de chá de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
noz-moscada a gosto
400g de queijo cremoso
sal a gosto
Massa:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
½ colher de chá de sal
200g de manteiga gelada
1 gema
½ xícara de chá mais 2 colheres de sopa de água gelada
1 gema de ovo ligeiramente batida (para pincelar)

Modo de preparo

Recheio:
Na panela de pressão, coloque o frango com uma cebola em pedaços e a salsinha. Cubra com água, tempere com sal, tampe a panela e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Retire do fogo, Reserve o caldo e desfie a carne. Em uma panela média, frite a cebola picada na manteiga até murchar. Junte o frango desfiado, o leite de coco Sococo, o leite, o caldo do cozimento e a farinha de trigo dissolvida em um pouco de água fria. Cozinhe até ferver e engrossar, mexendo sempre com uma colher de pau. Adicione a salsinha, a cebolinha e a noz-moscada. Verifique o sal, deixe esfriar, misturando de vez em quando, para não formar película.
Massa: Em uma tigela, misture a farinha com o sal. Junte os pedaços de manteiga e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Faça um buraco no centro e adicione a gema e depois a água gelada, aos poucos. Amasse até obter uma massa uniforme. Faça uma bola de massa e embrulhe em filme plástico. Leve para gelar até ficar firme, mas ainda maleável.
Montagem: Abra 2/3 da massa diretamente sobre o fundo de uma fôrma de abrir, com o rolo de macarrão. Passe uma faca ao redor do fundo de fôrma cortado e excesso de massa e monte a fôrma, colocando o aro. Forre as laterais da fôrma com a massa restante, fure o fundo com um garfo e distribua o recheio. Por cima, espalhe o queijo cremoso e cubra com a massa restante. Pincele com a gema e leve para assar, em forno moderado, preaquecido, por 30 a 40 minutos até começar a dourar. Deixe esfriar um pouco para retirar o aro.
Dica: Para decorar corte a massa que sobrou utilizando cortadores de biscoitos com desenhos decorativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *