Torta de Alho-Poró

6 Porções

Ingredientes

Massa:
2 xícaras de chá de farinha de trigo
¾ xícara de chá de manteiga
sal a gosto
Recheio:
1 embalagem de 100g de Flococo
1 embalagem de 200ml de leite de coco Sococo
10 talos de alho-poró
6 colheres de sopa de manteiga
½ tablete de caldo de carne
½ copo de vinho branco seco
2 ovos
3 colheres de sopa de farinha de trigo
½ xícara de chá de leite
½ xícara de chá de queijo parmesão ralado
150g de mortadela em uma única fatia
sal, pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Massa: amasse a farinha com a manteiga amolecida, cortada em pedacinhos, sal e, se necessário, algumas colheres de sopa de água. Forme uma bola, envolva-a em um pano de prato enfarinhado e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
Recheio: limpe, lave o alho-poró e elimine, não totalmente, a parte verde. Em seguida, afervente por 10 minutos em bastante água salgada, escorra e corte-o em rodelas. Refogue-o em fogo brando com 2 colheres de sopa manteiga, durante 10 minutos, adicionando o tablete de caldo de carne amassado e o vinho. Reserve.
Em uma panela, derreta 3 colheres de sopa de manteiga, junte a farinha e misture, aos poucos adicione o leite, o leite de coco Sococo e continue a misturar. Acrescente sal e pimenta, e cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo, junte as gemas, o queijo parmesão, o Flococo e deixe amornar. Bata as claras em neve e acrescente ao creme.
Montagem: unte com a manteiga restante, uma fôrma redonda, abra a massa com o rolo enfarinhado e forre com ela o fundo da fôrma. Distribua em cima a mortadela em cubinhos, o creme e o alho-poró. Leve ao forno médio, preaquecido, e asse por cerca de 40 minutos. Retire do forno, e desenforme. Pode ser servida quente ou morna.