Bacalhau de Natal

6 Porções

Ingredientes

1 Kg de Bacalhau desfiado
1 Kg de batatas cozidas em rodelas
4 cebolas grandes
4 tomates tipo italiano em rodelas
½ pimentão vermelho picados
½ pimentão amarelo picados
1 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
3 colheres (sopa) de salsinha picada
3 colheres (sopa) de alho picado e frito
Sal, orégano e pimenta a gosto
Azeite
Molho Bechamel com Leite de Coco
200ml de Leite de Coco SOCOCO
2 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de noz moscada
Sal a gosto
Para Gratinar
6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Deixe o bacalhau de molho por 24 horas em refrigeração, mudando frequentemente à água. Escalde numa rápida fervura. Coe e reserve. Cozinhe as batatas em água e sal, descasque-as e corte em rodelas. Tempere o bacalhau e as batatas com pimenta e azeite. Corte os tomates em rodelas e tempere-os com sal, pimenta, orégano e azeite. Reserve. Corte a cebola em fatias finas. Em uma frigideira frite-as no azeite até murcharem, tempere com sal e pimenta. Reserve. Corte os pimentões em cubos.
Para o Molho, em uma panela derreta a manteiga, doure a cebola e polvilhe a farinha de trigo. Reduza o fogo e adicione aos poucos o Leite de Coco e o leite, junte o sal, a noz moscada, mexendo sempre, até obter um creme encorpado.
Montagem
Em refratário, arrume em camadas as batatas, o molho, o bacalhau, a cebola, os tomates, a salsinha, as azeitonas, o alho e os pimentões, repita outra camada e finalize arrumando ao redor na borda do refratário, o restante dos tomates e regue com azeite. Leve ao forno por 40 minutos, retire do forno, salpique o parmesão e leve novamente ao forno para gratinar.